sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Quente, viva: uma cor


Nunca gostei da cor vermelha. Pelo menos para vestir. Acessórios sim, tipo tênis all star, cintos, alguma regata sob uma jaqueta jeans... Tinha pra mim que era uma cor vulgar.

Leoninos são apaixonados. Leão, signo do fogo. Fogo vermelho, chamas ardentes.
De manhã, em pleno finalzinho de outubro, o céu estava vermelho. Nuvens aradas pelo vento. Impressão que dava era que queimaríamos os pés se passássemos descalços por elas.

Vermelho.
Cor da paixão. Cor viva, reluzente, forte. Dia desses me falaram do pôr do sol. Imaginei-o avermelhado. Imediatamente lembrei dele hoje pela amanhã. Apesar de não tê-lo visto. Os detalhes avermelhados da natureza me chamaram a atenção em todas as andanças que fiz hoje cedo.

Por um momento, o sol apareceu, limpo detrás dos morros. Refletiu nos meus cabelos, vermelhos também.
Meu casaco de veludo refletia no retrovisor do carro, misturado com as nuvens, ainda aradas. Tão lindas terras imaginárias, lavradas por animais imaginários. Iguais às tardes que eu via meu avô lavrar a terra que preparava para o plantio de aipim. O calor daquele vermelho me tomou.

Associei o crepúsculo da manhã à mensagem no celular, falando do pôr do sol visto de uma janela no finalzinho de um domingo, meu casaco de veludo vermelho, fios reluzentes dos meus cabelos refletidos no espelho ao meu estado de espírito, às vontades e as saudades...
É, acho que gosto de vermelho. Cor viva, cor quente, cor da paixão!

2 comentários:

Rosangela A. Santos disse...

Eu tb acho que vc gosta de vermelho rsrsrs

Adorei o seu texto .. me transmitiu delixadesa e carinho pela lembraças .. e a forma como escreve .. gostei mesmo ..

Eu tb acho que gosto de vermelho .. apesar de ter poucas peças de roupa .. mas são as que mais uso .. ah.. meu cabelo tb é vermelho só não sou leonina .. rsrsr

Bjs

Rafael Puime disse...

É... no final das contas vc realmente gosta de vermelho. E isso parece ser indiscutível.
Já eu, não gosto muito, apesar de o vermelho do por-do-sol ser algo extremamente envolvente.
No mais, estou indo embora (deu uma vontade de parafrasear Zé Ramalho agora)

Grande Abraço.