sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sublimação de José Gonzalez


"Nascido e criado em Gotemburgo, Suécia, José Gonzalez é filho de argentinos, canta em inglês e sua música lembra o que seria um folk a lá Nick Drake com João Gilberto. Suas influências contemporâneas são Elliott Smith, Joe Pernice e Kings Of Convenience, mas sua voz traz lembranças de cantores clássicos da história da música pop como Mark Eitzel e Mark Kozeleck. Seu primeiro disco, Venner foi lançado em 2003".

Bem, este é um trecho da descrição de José Gonzalez usado na LAST FM. Mas quero dar um destaque especial ao disco In Our Nature, lançado no ano passado. Conheci José Gonzalez através de um grande amigo nordestino, muito crítico e conhecedor de boa música, Theo Alves.

Ele havia me passado algumas canções deste sueco-argentino e eu adorei de cara. Hoje, não sei porque cargas d´água achei o disco na internet e acabei baixando inteiro.

Caramba! Como foi que perdi tanto tempo sem ouvir esse disco na íntegra?

José Gonzalez consegue ser suave e tocante ao mesmo tempo. A alquimia de sua música, com ares latinos, meio bossa nova, com mescla de batuque... é simplesmente lindo!

Escolhi um videozinho forte da canção Teardrop, coincidentemente a primeira canção de Gonzalez que eu ouvi.

Está aí, talvez eu esteja atrasada no comentário sobre o disco, mas atual nos elogios. Eu poderia ouvir esse disco daqui há 50 anos e continuaria usando a mesma expressão para ele: sublime!

5 comentários:

Tom Coyot disse...

A last Fm Deve mostrar muita coisa boa mesmo , mas a gente acaba não prestando atenção.
Baixei dois softwers de Radio no meu PC
Last Fm e Nexus ouço mais Nexus bastante coisa popular.

Douglas Lourenço disse...

nao conhecia josé gonzalez. adorei seu blog...parabéns

Denise Machado disse...

Eu não conheço mas já me comprometo em ouvir o disco o mais rápido possível.
Seu Blog é muito bom, está linkado no Mais de Trinta. Bem vinda ao clube!
Beijinho.

Rafael Puime disse...

Pela descrição parece ser muito bom mesmo! Música folclórica é ótima, adoro conhecer novas culturas, principalmente na parte musical!

Ta linkada já também!

Grande Beijo

Meu blog disse...

gostei do video...da música! boa indicação...
um bom domingo cecilia